• Dr. Ricardo C. Bonfanti

Voce ainda tem dúvidas sobre clareamento?

Atualizado: Jul 6


O Dr. Ricardo Bonfanti da Clínica Integral de Americana responde a essas e a outras perguntas comuns aos pacientes.





Clareamento dental é seguro?


Sim, mas requer a supervisão de um profissional habilitado, no caso o dentista. Fazer por conta própria ou com a ajuda de leigos pode levar a intoxicação, lesões nos tecidos da boca e hipersensibilidade dental.


Quais são os tipos de clareamento dental?


Os procedimentos para clareamento dental podem ser classificados como clareamento de consultório, clareamento doméstico e técnica mista. No primeiro caso, o tratamento em consultório é feito usando um clareador de alta concentração que tem sua atividade acelerada por luz ultra violeta ou laser. São três sessões de 40 a 50 minutos com dois dias de intervalo entre elas. A grande vantagem é a rapidez do tratamento e resultados.


A segunda técnica é feita em casa através de moldeiras produzidas sob medida com produtos menos concentrados, usadas a noite durante o sono por um período de 4 semanas. A vantagem deste sistema é a menor freqüência de sensibilidade nos dentes. Importante salientar que mesmo esta técnica precisa ser realizada sob a orientação e um dentista.


Finalmente temos a técnica mista onde como o nome diz, combinamos o clareamento de consultório e o doméstico para obtermos resultados mais duradouros.

Há ainda outro tipo de clareamento que se chama clareamento interno, usado em dentes com tratamento de canal que escureceram. Neste caso o dente é clareado individualmente.


Clareamento dental deixa os dentes sensíveis?


Sim, mas esta sensação varia de pessoa para pessoa. Para contornar esta situação e permitir que uma pessoa com dentes sensíveis também possa ter um sorriso mais radiante, adaptações às técnicas podem ser feitas, além do cuidado de se evitar alimentos e bebidas ácidas, frutas cítricas e bebidas gaseificadas durante o tratamento, e o uso de pastas dessensibilizantes.


- Quanto tempo dura o clareamento?


Depende principalmente dos hábitos do indivíduo; se fuma ou bebe café ou chás com muita freqüência ou ainda não tem boa higiene bucal, os dentes voltam a pigmentar mais rápido. Caso contrário, estima-se que os resultados do tratamento durem até 3 anos.


Há contra-indicações para clareamento?


Não há propriamente contra indicações, mas deve-se evitar que grávidas e lactantes façam clareamento doméstico e que só se faça clareamento em jovens acima dos 16 anos.


O clareamento estraga os dentes?


Não. O gel clareador não altera ou enfraquece a estrutura do dente. A sensibilidade que pode se seguir ocorre pela ação da despigmentação e é totalmente reversível.


Que cuidados devemos ter durante o tratamento de clareamento?


Durante os dias do tratamento devemos evitar o máximo possível fumar consumir bebidas e comidas com muitos corantes como cafés, chás, molho de tomate, beterraba e evitar também o consumo e alimentos e bebidas ácidas como frutas cítricas, refrigerantes, água com gás.


O clareamento altera as restaurações já existentes?


Não. Mas o paciente tem que ser avisado que talvez tenha que trocar as restaurações uma vez que o clareador não age sobre elas e assim elas perecerão mais escuras frente aos dentes clareados.


Clareamento dental remove manchas e antibióticos?


Apenas antibióticos a base de tetraciclina, administrados nas fases de formação dos dentes, podem produzir manchas intrínsecas nos mesmos. O clareamento pode reduzir ou até eliminar estas manchas sendo geralmente necessário o uso de uma técnica mista de clareamento.


Cremes dentais e líquidos de bochechos “whitening” clareiam os dentes?


Não como em um tratamento de clareamento. Os cremes apenas removem através da abrasão as manchas superficiais . Eles não possuem em sua composição nenhum tipo de peróxido, que é o agente clareador usado pelo dentista.


#clareamentodental #clareamento #odontologiaestetica #esteticabucal #clinicaintegral #integralclinica




® Todos os direitos reservados.

17 visualizações
  • Facebook Clinica Integral Americana

© 2020 por Design2MKT. 

Entre em contato: