• Foto do escritorDr. Ricardo C. Bonfanti

A importância da saúde gengival

Atualizado: 5 de jul. de 2020

A Periodontia é a especialidade odontológica que estuda e trata as doenças do sistema e suporte dos dentes, formado pelo osso, gengivas e ligamentos. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais. As mais frequentes são as gengivites e periodontites e tratam-se de inflamações causadas por placa bacteriana (tártaro).

A doença periodontal se caracteriza como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, de origem bacteriana e imunológica, que começa afetando o tecido gengival e , se não tratada,pode levar com o tempo à perda dos dentes.

São alguns dos sintomas o sangramento fácil da gengiva durante a escovação ou uso de fio dental, gengiva inchada, vermelha ou dolorida, mau hálito persistente ou gosto ruim na boca, dente amolecido, dores agudas ao mastigar os alimentos, dentes sensíveis e entre outros.

Caso a placa não seja removida por meio de escovação ou pelo uso diário do fio dental, ela se transforma em tártaro, que possui uma superfície áspera e facilitando a retenção de mais placa. As bactérias dessas regiões podem infectar a gengiva e dentes, induzindo a perda de osso.

Existem três estágios da doença periodontal:

• Gengivite- Esse é o primeiro estágio da doença. Ocorre quando há apenas a inflamação da gengiva, sem que os ossos sejam afetados. Até este momento, adotando bons hábitos alimentares e uma técnica correta de higienização, é possível recuperar a saúde bucal.

• Periodontite- Nesse estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificadas. Infecções bacterianas e/ou desequilíbrios imunológicos devem ser tratados imediatamente.

• Periodontite avançada - Quando não tratada, a periodontite avança e as perdas ósseas dos seus dentes fazem com que eles se movimentem ou fique moles. Isso pode causar dor e afetar a sua mordida e a forma como você se alimenta ou se comunica. Se o tratamento periodontal não puder salvá-los, os dentes deverão ter que ser extraídos.