top of page
  • Foto do escritorDr. Ricardo C. Bonfanti

Saiba tudo sobre implantes dentários

Atualizado: 12 de jun. de 2020


Os implantes dentários são a mais moderna e eficiente técnica de substituição de dentes atualmente. Dr. Ricardo C. Bonfanti responde as principais perguntas sobre esta técnica;




O que é um implante dentário?


São dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese. Os implantes dentários contribuem para uma melhor aparência física e função mastigatória e são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes. Estes dispositivos, quando ancorados ao osso saudável, permitem uma boa estabilidade na futura dentição do paciente.


Se for necessário substituir muitos dentes, é instalado um implante para cada dente?


Não necessariamente. O cirurgião-dentista irá avaliar o número de dentes que precisam ser recolocados e o tamanho da prótese, e calculará a quantidade de implantes necessária. Cada caso deve ser minuciosamente estudado e planejado.


Posso colocar a prótese imediatamente após a cirurgia?


A técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia, ou poucos dias depois da instalação, se chama carga imediata. As próteses utilizadas na carga imediata normalmente são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo. Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do cirurgião-dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante ao osso e nem sempre isso é estabelecido.


É possível fazer a instalação do implante com carga imediata em todos os casos?


Não totalmente. Mesmo após o exame radiográfico, tomográfico e exames clínicos feitos pelo cirurgião-dentista, é apenas no momento da instalação do implante que o profissional poderá dar certeza ao paciente.


Nos casos em que as próteses não são instaladas no mesmo dia, o que o paciente usa?


O cirurgião-dentista faz uso de uma prótese provisória. Em algumas situações, no caso de prótese do tipo removível, o paciente poderá receber um material macio, que terá que substituir periodicamente pelo que está no interior da prótese durante o período de espera.


Quanto custa a instalação de um implante?


Vários fatores interferem no custo de um tratamento com implante, como o número de dentes substituídos e o número de implantes dentários instalados. Como alguns procedimentos adicionais podem ser necessários antes da instalação do implante (tais como enxertos, etc.), a fim de garantir a durabilidade do procedimento, esse também é um fator que interfere no custo. Para obter um valor correto do tratamento, é necessário um cirurgião-dentista.


Quem pode fazer tratamento com implante dentário?


A determinação do tratamento depende da avaliação do cirurgião-dentista, que irá determinar se o procedimento de instalação do implante apresenta algum risco à saúde e se existem fatores que possam afetar a capacidade de cicatrização dos ossos ou tecidos moles envolvidos no procedimento.


A colocação dos implantes dói?


O procedimento em geral é simples e rápido, feito com anestesia local e é indolor. O pós-operatório, auxiliado com o uso de medicamentos e cuidados simples, é tranquilo tanto que no dia seguinte o paciente está apto a voltar as suas atividades.


Quem pode apresentar alguma restrição à instalação de implantes dentários?


Pacientes em fase de crescimento, com restrições médicas ou outras que possam afetar o processo de cicatrização do osso ou dos tecidos moles (por exemplo, diabetes e hipertensão não controladas, distúrbios do tecido conjuntivo, terapia com uso de determinados remédios, doenças sistêmicas gerais, tabagismo). Um planejamento cuidadoso do cirurgião-dentista, avaliará riscos potenciais e os benefícios do uso de implantes dentários.


Os novos dentes vão parecer naturais?


Com as técnicas atuais de odontologia restauradora modernas, que influenciam tanto na aparência quanto no conforto e funcionalidade, provavelmente o tratamento superará as expectativas. Apesar disso, o prognóstico de um tratamento depende de vários fatores, incluindo o tempo da perda dentária. Assim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor para a reabilitação com implantes.


É possível mastigar com força e qualidade similares às dos dentes naturais?


Sim. Logo após o período de adaptação, a capacidade mastigatória melhora consideravelmente.


Quais cuidados são necessários para manutenção dos implantes dentários?


A princípio, é necessário estabelecer um cronograma de visitas regulares ao cirurgião-dentista e, assim como com os dentes naturais, a escovação, limpeza com fio dental e uso de enxaguante bucal são importantes para a manutenção da higiene bucal.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page